quinta-feira, 29 de abril de 2010

Meio Ambiente: Muito Se Fala, Pouco Se Sabe

Por Reação Ambiental:
Olá amigos!
De acordo com pesquisas recentes, seis entre dez alunos não sabem (ou não ouviram falar) o que é sustentabilidade. Tanto que, em prova internacional organizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre meio ambiente realizada com estudantes de 57 países, os brasileiros alcançaram a lamentável 54ª posição. Ficou à frente somente do Catar, do Quirguistão e do Azerbaijão.



Essa pesquisa mostrou, também, que a grande maioria dos estudantes não tem a mínima noção de sua importância na preservação do meio ambiente, tampouco sabem como agir e o que fazer para preservá-lo, e chegou à conclusão que os estudantes falam muito sobre ambiente e sabem pouco sobre ele, ou sabem somente o que ouvem falar. Muito superficialmente.
Em outra pesquisa, o “Dossiê Universo Jovem”, foram identificados entre os estudantes entrevistados cinco perfis: os eco-alienados, os intuitivos, os refratários, os teóricos e os comprometidos. Em todos eles, porém, pouquíssimos souberam definir o que é sustentabilidade.
Uma das coisas que chamou a atenção nessa pesquisa é que a grande maioria dos jovens entrevistados ressaltou a sua falta de participação em ações que protejam o meio ambiente e a falta de informação sobre o tema.
Diante desse quadro, todos os lados dessa história reclamam : o Planeta que pede mais atenção e cuidados com ele; os professores que só ensinam superficialmente; os estudantes que desconhecem o assunto; a população que reclama do descaso (esquecendo-se de que ela também é culpada); o Governo que pouco ou nada faz para melhorar esse entendimento e, consequentemente, melhorar o futuro do Planeta.
Lembrete: se os estudantes quiserem realmente fazer algo em benefício do meio ambiente, basta acessar a internet e os links que tratam a respeito. Afinal, a internet é uma importante ferramenta de aprendizado e de troca de idéias.
Um grande abraço!

Um comentário:

  1. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs & Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Trabalho!
    Você está em: "Blogs da Semana"
    02/05/2010 ~ 08/05/2010
    [Grrreen!!Cartoon]

    Um abraço,
    Dário Dutra

    ResponderExcluir