sábado, 4 de setembro de 2010

Dia Mundial Sem Carro

Por Reação Ambiental

Olá amigos!
Nos últimos dias estamos sentindo na pele os problemas causados pela escassez de chuvas e falta de umidade relativa no ar em todo o nosso país. Boa parte dos habitantes dos grandes centros urbanos estão sofrendo no dia-a-dia com o clima seco porém sem dar contribuições relevantes para que a situação seja amenizada.
Neste contexto o tempo segue e estamos nos aproximando mais uma vez do Dia Mundial Sem Carro. Este dia é celebrado anualmente em 22 de setembro desde 1998, quando mobilizou 35 cidades francesas em torno desta causa, e desde então conta com um número crescente de adeptos a cada ano.
Este dia vem com o grande objetivo de alertar a todos para o impacto do nosso comportamento cada vez mais individualista em relação a nossa forma de locomoção pelos centros urbanos, tornando a atmosfera cada vez mais carregada de resíduos tóxicos reduzindo a qualidade do ar e por consequência a qualidade de vida das pessoas.
Nós do Reação Ambiental iniciamos desde já a reflexão sobre o tema a fim de estimular a todos os leitores e colaboradores a tomarem atitudes efetivas não só para o dia 22/09, mas visando a mudança de alguns de nossos hábitos para reduzirmos o impacto que causamos colocando nossos carros, motos e outros meios de transporte motorizados que causam consequências danosas diversas no meio ambiente.
Para promover o início desta reflexão encerro este post com uma breve explicação sobre o Dia Mundial Sem Carro proporcionada pelos organizadores do World Carfree Network, organização internacional em defesa da mobilidade sustentável:
Nós não queremos apenas um dia de celebração e depois retornar à ‘vida normal’. Uma vez livres dos carros, as pessoas deveriam permanecer livres. Só depende de nós, de nossas cidades e dos nossos governos ajudar a criar mudanças permanentes em benefício dos pedestres, ciclistas e outras pessoas que não dirigem carros.
Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário