quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Futuro sustentável para a navegação

Por Reação Ambiental

Pela segunda vez este ano, a United States Environmental ProtectionAgency (EPA), com apoio da Hamburg Süd, obteve dados importantes sobrea possível redução de contaminação na navegação marítima.No final de agosto, o LSMGO (Low Sulphur Marine Gas Oil), umcombustível com conteúdo de enxofre de 0,1%, foi usado no navioporta-contêineres “Cap San Lorenzo”, utilizado no serviço entre Golfodos Estados Unidos e Caribe/Costa Leste da América do Sul, quando onavio estava entrando e saindo do porto de Santos.De acordo com a EPA, foi o primeiro teste do tipo a ser feito emSantos. O uso do LSMGO havia sido testado anteriormente no “Cap SanLorenzo” em abril de 2010 nos portos de Veracruz, Altamira e Houston,no Golfo do México.“A EPA estima que um navio possa conseguir uma redução de 95% emdióxidos de enxofre, e de 85% em partículas finas quando utilizamcombustíveis com baixo teor de enxofre”, diz a administradora-assistente da EPA USA para Ar e Radiação, Gina McCarthy.Uma série de áreas com limites rígidos de enxofre, conhecidas como ECA(Emission Control Areas), estão sendo definidas obrigatoriamente.Desde janeiro, por exemplo, os combustíveis usados em portos dentro daUnião Européia só podem conter no máximo 0,1% de enxofre.A partir de agosto de 2012, somente combustíveis com conteúdo deenxofre de 1,0% serão permitidos no Atlântico norte-americano e naCosta do Pacífico, assim como na Costa do Golfo dos Estados Unidos.“Este projeto de troca de combustível renderá dados sobre as emissõespara mostrar aos legisladores dos EUA, México e Brasil que é possívelconseguir reduções reais ao se utilizar combustíveis com baixo teor deenxofre em seu litoral,” observou a administradora-assistente da EPAUSA para International and Tribal Affairs, Michelle DePass.Juntamente com a Hamburg Süd, esses testes também foram apoiados pelaU.S. Maritime Administration, a agência ambiental mexicana Secretaríade Medio Ambiente y Recursos Naturales, assim como pelos portos deHouston, Veracruz, Altamira e Progreso.“Imediatamente apoiamos as experiências da EPA,” comenta o presidentedo conselho executivo da Hamburg Süd, Ottmar Gast. “É fato que aproteção do ambiente e dos recursos naturais faz parte de cada decisãoempresarial e organizacional que tomamos. Só raramente a proteçãoambiental é considerada nos grandes progressos trazidos pelasrevoluções tecnológicas.
Ao contrário, é a soma de muitas pequenasmedidas que resultam em melhorias. E é precisamente o que queremosconseguir com os testes em nossos navios”, finaliza o executivo.

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