sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dica de Economia

Economize energia em sua casa!
Da redação do Reação Ambiental
Olá galera,

Este é o primeiro post de uma parceria entre o Reação Ambiental e o grande Biratan, por isso começaremos dando algumas dicas básicas de economia doméstica e ambiental para estimular as pequenas ações que fazem toda a diferença em nosso dia a dia.
Lembrem-se que as grandes mudanças da humanidade começaram por passos pequenos, por isso, faça a sua parte e em breve o mundo se tornará um lugar melhor para viver!
Lâmpadas: abra cortinas e janelas e use a iluminação natural. Apague as lâmpadas dos locais que não estão sendo utilizados. Pinturas escuras exigem mais iluminação e maior consumo de energia. Prefira lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem o gasto com energia.
Geladeira e freezer: evite o “abre e fecha” das portas, que provoca grande consumo de energia e não a deixe aberta por longo tempo. Descongele periodicamente.
Regule o termostato do equipamento na menor potência possível, pois, em muitos períodos do ano, a temperatura não precisa permanecer tão baixa. Não pendure roupas na parte traseira do refrigerador. Verifique se a borracha de vedação da porta está em perfeito estado.
Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira. Siga rigorosamente as orientações fornecidas pelo fabricante do aparelho.
Ferro de Passar: acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro constantemente. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Passe primeiramente as peças que necessitam de baixas temperaturas e vá regulando o aparelho à medida que os tecidos forem necessitando de mais calor para serem desamassados. Antes de terminar o trabalho, desligue o ferro, aproveitando o calor restante para passar peças leves e pequenas.
Chuveiro Elétrico: evite banhos demorados. Enquanto esta ensaboando o corpo ou os cabelos, feche a torneira. Limpe os orifícios de saída de água regularmente. Mude a chave do chuveiro de inverno para verão nos dias quentes. Faça isso com o aparelho desligado.
Ar-condicionado: Prefira modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente. Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho. Desligue-o sempre que se ausentar por muito tempo do local onde o aparelho estiver instalado. Só ligue o ventilador quando estiver no ambiente.
Televisão: desligue o aparelho quando ninguém está assistindo e não durma com a TV ligada. Caso o aparelho disponha de “timer”, programe-o adequadamente.
Máquinas de lavar e secar: utilize-as em sua capacidade máxima, porém, sem sobrecarregá-las. Mantenha os filtros limpos. No caso das lavadoras, a quantidade de sabão deve ser adequada, de acordo com o indicado pelo fabricante. Mantenha o nivelamento dos aparelhos em relação ao chão.
Torneira elétrica: evite ligá-la e desligá-la constantemente. Ensaboe todas as peças e só depois enxágüe. Habitue-se a fazer uma manutenção periódica em toda parte de fiação elétrica e dos equipamentos da residência.
Aparelho de som: Ouça a música, mas, se deixar o local, desligue o aparelho.
Boiler (aquecedor de água central): Compre o aparelho que atenda melhor às suas necessidades. Dê preferência a aquecedores equipados com controle de temperatura. Instale o aquecedor perto dos pontos de consumo e isole adequadamente as canalizações de água quente. Nunca ligue o aquecedor vazio à rede elétrica. Para verificar se está vazio ou não, abra as torneiras de água quente.
Computadores: Mantenha acionado o Energy Stay, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não está sendo utilizado. Não deixe os acessórios do computador ligados sem necessidade. Prefira fundo de telaa escuro, pois gera uma maior economia de energia.
Como pode ver, são pequenas atitudes, nada de muito dificil de colocar em prática, não é!
Forte abraço

www.reacaoambiental.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário