sexta-feira, 14 de maio de 2010

Seja um motorista ecologicamente correto!

Olá amigos!
Segundo estudo realizado pela Volkswagen, o consumo de combustível deum veículo depende, em boa parte, do comportamento do motorista.Com esse resultado em mãos, os especialistas da montadora prepararamdicas para economizar combustível e beneficiar o meio ambiente,reduzindo-se a emissão de gases do veículo.E você, será que está fazendo tudo certo? Confira:
Dica 1 - evite acelerações a fundo. A aceleração equilibrada não sóreduz consideravelmente o consumo de combustível como a poluição e odesgaste do veículo.
Dica 2 - O consumo de combustível é menor nas marchas mais altas.Selecione uma marcha superior logo que seja possível e somente optepor uma inferior quando o desempenho do veículo for afetado.
Dica 3 - Por outro lado, evite conduzir à velocidade máxima. Se oveículo for conduzido a ¾ da velocidade máxima recomendada na via queestá sendo percorrida, o consumo de combustível baixasignificativamente e a perda de tempo é mínima.
Dica 4 - Dirija de modo regular. Acelerações e freadas desnecessáriasprovocam elevado consumo de combustível e maior poluição ao ambiente.
Dica 5 - Calibre os pneus regularmente, como recomendado pelo manualdo proprietário. A pressão baixa aumenta a resistência ao deslocamentodo veículo e, conseqüentemente, o consumo de combustível, além dedesgastar os pneus e afetar a dirigibilidade do carro.
Dica 6 - Não transporte pesos mortos como, por exemplo, cadeiras depraia ou bicicletas, quando não for utilizá-los. O peso do veículo temgrande influência no consumo do combustível, principalmente notrânsito urbano.
Dica 7 - Use o bagageiro somente quando for imprescindível, pois abagagem acomodada neste acessório aumenta consideravelmente aresistência aerodinâmica do veículo e, conseqüentemente, o consumo decombustível.
Dica 8 - Não use o chamado "ponto morto". Além de comprometer asegurança na condução do veículo, esta prática não resulta em economiade combustível, como se acredita.
Dica 9 - O uso do ar condicionado requer maior potência do motor e,desta forma, o consumo de combustível se eleva.
Dica 10 - Programe antecipadamente os itinerários, evitandoengarrafamentos e semáforos. Trajetos curtos freqüentes como, porexemplo, em serviços de entrega, que exigem partidas e aquecimento domotor constantes, também elevam o consumo de combustível.
Dica 11 - Desligue o motor em caso de paradas prolongadas no trânsito.
Dica 12 - Verifique o consumo de combustível em cada reabastecimento.Desta forma, é possível descobrir a tempo qualquer irregularidade noveículo que provoque aumento de consumo.
Dica 13 - Utilize somente o tipo de combustível recomendado no manualdo proprietário.
Dica 14 - Não altere o sistema de alimentação ou de escapamento,usando peças não originais ou fazendo regulagens indevidas.Dica 15 - Siga o plano de manutenção do veículo, conforme orientaçõesdo manual do proprietário.
Fonte: Volkswagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário