sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Logística Reversa É O Novo Desafio Para As Indústrias

Por reação ambiental
Olá amigos do Reação.
A partir de 03/08/10, um novo marco legal passou a nortear as relações de empresas e consumidores para a reciclagem industrial. Semana passada o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tramitou por quase 20 anos no Congresso Nacional.
Uma das principais inovações da lei é a chamada logística reversa, conjunto de ações para facilitar o retorno dos resíduos aos seus geradores para que sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos. A lei também estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo.
Para a gerente de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Grace Pria, a logística reversa veio permitir a gestão mais eficiente do lixo. “Eu acho que, particularmente, para a indústria, a logística reversa é uma das maiores conquistas, pois ela conseguiu cravar a responsabilidade encadeada, desde a fabricação de um produto, até a destinação final”, declarou.
A nova lei determina que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes terão de investir para colocar no mercado artigos recicláveis e que gerem a menor quantidade possível de resíduos sólidos. A mesma regra vale para as embalagens.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que, “com a aprovação da lei, o Brasil passa a ter um conjunto de instrumentos inovadores para a solução dos problemas do lixo no País”. De acordo com o ministério, a produção diária de lixo nas cidades brasileiras chega a 150 mil toneladas.
Apesar de ser uma ótima notícia, vamos acompanhar se o governo será capaz de fazer com que as indústrias façam a lição de casa e transformem a “teoria em prática” com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.
É ver para crer.
Um forte abraço!

Um comentário:

  1. Não é propaganda, mas informação.

    Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

    Como fica o Coco Verde com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ??

    300.000 caminhões de resíduo de coco por ano.
    Telhado Verde
    www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm

    Painéis Verticais
    www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm

    ResponderExcluir